segunda-feira, 7 de maio de 2012

E o que Temos de Novo...

Nestes um ano e sete meses que estivemos afastados da atualização do Blog, muita coisa andou rolando em nossa Escola, águas que passam embaixo de nossa ponte, águas que nos renovam e estão sempre a mudar. 
Hoje contruimos uma parceria com a Prefeitura da cidade de Bagé e a Secretaria Municipal de Juventude Esporte e Lazer, as quais estiveram sempre de nosso lado, desde o inicio do processo de resistência educativa e cultural que estabelecemos. Assim como esteve conosco a Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Bagé, a Comissão de Educação e Direitos Humanos da Câmara Municipal de Vereadores, a Defensoria Pública, a Secretaria Municipal de Educação, o Simpro, Simprofen, o Cpers Sindicato; Sem o apoio destas Instituições teríamos, provavelmente, deixado de existir.
Além das parcerias externas, conseguimos internamente avançarmos no aprofundamento da estrutura necessária a construção de uma Escola de Tempo Integral, sendo que num primeiro momento conseguimos manter quase toda a estrutura fisica, bem como os bens móveis que eram propriedade do Instituto (o qual encerrou suas atividades em Janeiro de 2010) e que ficaram para a Escola, além destes, ampliamos a conquista de bens que tínhamos como fundamentais para ampliarmos nossa estrutura de trabalho, como os que vieram a qualificar nossa Sala de Multimidias e os da cozinha da Escola e a nossa padaria, a qual desde o inicio deste ano colocamos em funcionamento.
No processo pedagógico e de gestão conseguimos o acesso da Escola a importantes Projetos que já estao em desenvolvimento na Escola: Programa Mais Educação, Projeto Santa Tecla - Um Computador por Aluno (em fase de implementação), Programa Esporte e Lazer das Cidades e Projeto Segundo Tempo. Pelo Mais Educação implantamos as seguintes Oficinas: de Coral, de Dança, de Banda Escolar, Horta, Rádio Escola, de Letramento.
Mas a novidade mais interessante que temos a relatar não podia deixar de ser outra senão a respeito de nós mesmos, das gentes que coletivamente estamos nos construindo, da trupe de novas e novos atores da cidadania, meninos e meninas educandas (os) e novas educadoras e educadores e de funcionárias (os) que se juntaram a nós nesta Caminhada de construção e reconstrução de conhecimentos, de afetos, de sentimentos, de territórios de liberdade, paz e Vida.



ESTAMOS AI...PRO QUE DER E VIER...A CASA É SUA.

Passados exatamente um ano e sete meses da última postagem deste Blog, resolvemos ativá-lo para atualizar as noticias sobre nossa Escola e agradecermos a todas e todos que conosco compartilharam nossos momentos de extrema tristeza, quando da tentativa do fechamento da Escola, bem como nossa disposição de Luta, nossa terna alegria por termos contado com o ato solidário de vocês e definitivamente podermos ter dado continuidade a nossa Caminhada. A todos vocês nos colocamos a disposição e gostariamos de dizer que a nossa Casa também é Sua. Muito Obrigado Povo de Bagé, o que fizemos e construimos juntos foi uma bela aula prática de Cidadania Ativa.


sexta-feira, 4 de maio de 2012














Canção óbvia

Escolhi a sombra dessa árvore para
repousar do muito que farei,
enquanto esperarei por ti.
Quem espera na pura espera
vive um tempo de espera vã.
Por isto, enquanto te espero
trabalharei os campos
e conversarei com os homens.
Suarei meu corpo, que o sol queimará;
minhas mãos ficarão calejadas;
meus pés aprenderão o mistério dos caminhos;
meus ouvidos ouvirão mais;
meus olhos verão o que antes não viam,
enquanto esperarei por ti.
Não te esperarei na pura espera
porque meu tempo de espera é um
tempo de quefazer.
Desconfiarei daqueles que virão dizer-me,
em voz baixa e precavidos:
É perigoso agir
É perigoso falar
É perigoso andar
É perigoso esperar, na forma em que esperas,
porque esses recusam a alegria da tua chegada.
Desconfiarei também daqueles que virão dizer-me,
com palavras fáceis, que já chegaste,
porque esses, ao anunciar-te ingenuamente,
antes te denunciam.
Estarei preparando a tua chegada
como o jardineiro prepara o jardim
para a rosa que se abrirá na primavera.

Paulo Freire (Genève, 1971)