Nestes um ano e sete meses que estivemos afastados da atualização do Blog, muita coisa andou rolando em nossa Escola, águas que passam embaixo de nossa ponte, águas que nos renovam e estão sempre a mudar.
Hoje contruimos uma parceria com a Prefeitura da cidade de Bagé e a Secretaria Municipal de Juventude Esporte e Lazer, as quais estiveram sempre de nosso lado, desde o inicio do processo de resistência educativa e cultural que estabelecemos. Assim como esteve conosco a Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Bagé, a Comissão de Educação e Direitos Humanos da Câmara Municipal de Vereadores, a Defensoria Pública, a Secretaria Municipal de Educação, o Simpro, Simprofen, o Cpers Sindicato; Sem o apoio destas Instituições teríamos, provavelmente, deixado de existir.
Além das parcerias externas, conseguimos internamente avançarmos no aprofundamento da estrutura necessária a construção de uma Escola de Tempo Integral, sendo que num primeiro momento conseguimos manter quase toda a estrutura fisica, bem como os bens móveis que eram propriedade do Instituto (o qual encerrou suas atividades em Janeiro de 2010) e que ficaram para a Escola, além destes, ampliamos a conquista de bens que tínhamos como fundamentais para ampliarmos nossa estrutura de trabalho, como os que vieram a qualificar nossa Sala de Multimidias e os da cozinha da Escola e a nossa padaria, a qual desde o inicio deste ano colocamos em funcionamento.
No processo pedagógico e de gestão conseguimos o acesso da Escola a importantes Projetos que já estao em desenvolvimento na Escola: Programa Mais Educação, Projeto Santa Tecla - Um Computador por Aluno (em fase de implementação), Programa Esporte e Lazer das Cidades e Projeto Segundo Tempo. Pelo Mais Educação implantamos as seguintes Oficinas: de Coral, de Dança, de Banda Escolar, Horta, Rádio Escola, de Letramento.
Mas a novidade mais interessante que temos a relatar não podia deixar de ser outra senão a respeito de nós mesmos, das gentes que coletivamente estamos nos construindo, da trupe de novas e novos atores da cidadania, meninos e meninas educandas (os) e novas educadoras e educadores e de funcionárias (os) que se juntaram a nós nesta Caminhada de construção e reconstrução de conhecimentos, de afetos, de sentimentos, de territórios de liberdade, paz e Vida.